Pular para o conteúdo principal

“Há, à, a, ah, HÃÃNNNNNNN???”

Bem, cocotões e cocotinhas!!! Agora que finalizamos o assunto CRASE (por enquanto, pois novas dúvidas poderão surgir até os últimos dias de nossas vidas!!!), quero aproveitar o ensejo para esclarecer o uso de quatro vocábulos completamente diferentes que costumam espancar a Gramática na mão dos menos atentos(!).

LOMBARDI, QUAL É O TEMA???
OI, SÍLLVIUUU!! O TEMA DE HOJE É A MERDA DO HÁ, À, A, AH, SÍLLVIUUU!!!

Para diminuir o problema, esqueçamos o “À” (crase = preposição + artigo), visto que já esmiuçamos este assunto nos últimos três posts. Portanto, MORRA, CRASE!!!

Partamos, então, para a palavra “HÁ”: trata-se do verbo HAVER, na forma impessoal, empregado na terceira pessoa do singular (regra imutável para verbos impessoais, que também são invariáveis e não possuem sujeito). Aqui, o HÁ é utilizado no sentido de EXISTIR.
Ex: HÁ (existe) uma calcinha suja no varal | Eu me caguei todo e não HÁ (existe) o que dizer nessa situação | HÁ (existe) coisa pior que hemorroidas?
Em determinadas situações, o uso do HÁ parecerá estranho, como quando utilizado para expressar tempo, por exemplo: “Ele foi atropelado HÁ (existe) 20 anos”. Neste caso, o HÁ é equivalente a FAZ, forma impessoal do verbo FAZER (no sentido de “ter ocorrido”, “ter passado”).

Mas HÁ um detalhe importante que nós, mocorongos, precisamos prestar atenção!!!
Ex: Vou mudar de sexo daqui A 20 anos.
Se nos referirmos ao tempo futuro, ou seja, a algo que ainda não aconteceu, logo, este não EXISTE e, portanto, não pode ser usado o verbo HÁ, afinal, repito, O FUTURO AINDA VAI ACONTECER. Então não come cocô, truta, não viaja!!! Mais casos, para fixação:
Ex: A melhor banda de rock surgiu HÁ 50 anos | Daqui a 50 anos todos morreremos.

Neste assunto, HÁ ainda o erro mais comum entre os falastrões e escrevinhadores que juram falar e escrever corretamente. Peço ajuda ao maluco borboleta para ilustrar este ledo engano. Toca, Raul!!!   


Raul Seixas usou a licença poética (falaremos deste tema em momento oportuno!!!) para escrever “EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS”. Porém, HÁ algo errado nessa frase, não acha??? Analisemos: se o HÁ indica tempo passado, ou aquilo que já ocorreu, então por que usar ATRÁS??? Se tem o HÁ, eu sei que essa merda já aconteceu lá ATRÁS!!! Então pra que inventar?!?!?! Este é o chamado PLEONASMO REDUNDANTE, também conhecido nas frases SUBIR PARA CIMA, DESCER PARA BAIXO, ENTRAR PARA DENTRO, entre tantos outros (também trataremos deste assunto, tenha paciência, jovem padawan!!!)   

Já sabemos quando usar o À e o HÁ. Agora, vamos tratar do artigo definido “A”. Como o próprio nome diz, o “A” é usado para definir um artigo, ou seja, uma COISA QUALQUER (seres, lugares, qualidades e por aí vai!!!), embora os honoráveis gramáticos não gostem desta distinção “simplista e vulgar”. Por isso ninguém entende essa porra!!!! Ficam enfeitando o palhaço!!! Dá o papo reto, mano!!!
Ex: A casa | A pirâmide | A beleza | A cortesia | A encantadora | A cidade | A paçoca
É tão simples e fácil que eu me sinto um idiota explicando isto!!! Talvez eu seja mesmo!!!
Tudo bem. Vamos ao tópico seguinte.

O “AH”, molecadinha, nada mais é do que uma das infindáveis interjeições que exprimem nossas emoções e sensações, sejam elas quais forem (dor, alívio, raiva, tristeza...).
Ex: AI, boneca! UH, viado! | RÁÁÁ, pegadinha do malandro | OIII, quem quer dinheiro!!!  DROGA!!! Quebrei a unha (essa é bastante utilizada pelos são paulinos!!!)
PUTA QUE PARIU!!! Rebaixado de novo (para palmeirenses!!!)
Aí, mano! PERDEU!!! (nem precisa falar para quem é essa, né!!!)   


Bem, crianças. Já está tarde e é melhor a gente ir dormir. Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser sugerir um tema, “liga nóis, mano” e a gente resolver essa treta!!! Os contatos estão no início desta página. Fui... amanhã tem mais!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Menas ingnorância, é ansim que se fala!”

Determinadas palavras jamais deveriam ser proferidas. E não é porque são descartáveis ou inúteis. Nada disso. O problema é que quando são subvertidas causam vergonha alheia. Sabe quando o cidadão lança na roda aquele “seje” que chega aos ouvidos como um tapa do Hulk??? É disso que eu estou falando!!! Com o utópico sonho de tentar evitar que cada vez mais pessoas cometam atrocidades gramaticais com alto grau de complexidade, elaborei o Top 10 das palavras – versão Mobral – que jamais deveriam sair da boca de alguém. MENAS: o advérbio de intensidade "menos" é invariável, sempre; SEJE: o verbo SER, no presente do subjuntivo e no imperativo, será sempre "seja". Isso também se aplica a "esteja", do verbo ESTAR; ADEVOGADO: por que será que ninguém fala "Adeministração"??? Mistério!!! É advogado, cidadão!!!; INGNORANTE: quem fala assim é um "indiota", "istúpido" e fugiu da "iscola", segundo o dicionário da Carla

“Mim Tarzan, você Jane!”

Se tem uma coisa que me incomoda bastante é o tal do “MIM pronome pessoal reto(!)”. Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já ouviu um sonoro “pra mim fazer”, “pra mim comer”, “pra mim comprar”, “pra mim se matar”, etc. O detalhe, caros amigos, é que MIM não é pronome pessoal reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) e muito menos conjuga verbo. Mim não come, mim não compra, mim não mata! Somente o “EU” é capaz de expressar ações na primeira pessoa do singular. Outra coisa que me chama a atenção é que as pessoas cometem esse erro grotesco sempre no meio e fim das orações, nunca no início. Ninguém diz “Mim vai almoçar e você fica aqui”, mas todo mundo diz “Você fica aqui pra mim almoçar”. Deve haver alguma explicação para isso na Linguística, contudo, não é hora para análises de discurso.    Nos interessa saber que, antes de verbos, ao invés de MIM, o correto é usar o pronome “EU”. Ex: Vou fazer bucho para EU comer | Duvido que EU compre essa porcaria | É mais provável q

“Por que o porquê do porque é diferente de por quê?”

O assunto do post de hoje chegou-me por meio do camaradinha Bruno Damião, de Mogi Guaçu (SP). Puto com as pegadinhas do universo gramatical, ele questiona o uso dos “porques” e a funcionalidade de cada um. Calma, paquito!!! É bem mais simples do que você pensa. Let’s go, little grasshopper!!! Há quatro tipos de “porque” na Língua Portuguesa, todos muito simples e de fácil memorização. “POR QUE” (preposição + pronome interrogativo) é utilizado sempre em PERGUNTAS (exceto quando encerra a frase, conforme aludido abaixo) e equivale a POR QUAL RAZÃO / POR QUAL MOTIVO. Molezinha!!! Ex: “Por que” que você é escroto desse jeito? Há casos que “POR QUE” assume a sequência preposição + pronome relativo e, por isso, passa a ser equivalente aos pronomes PELO QUAL e flexões (pela qual, pelos quais e pelas quais).   Ex: Ser escroto é a Filosofia por que você respira. Já “POR QUÊ” é usado sempre ao término das frases, imediatamente antes de um ponto (final, interrogação, exclamação